sexta-feira, 2 de março de 2012

S. CLARA DE ASSIS - Modelo de Vida dos Lobitos

Santa Clara de Assis nascida como Chiara d'Offreducci em Assis (Itália) no dia 16 de Julho de 1194, foi a fundadora do ramo feminino da Ordem Franciscana.
Segundo a tradição, o seu nome vem de uma inspiração dada à sua religiosa mãe, de que haveria de ter uma filha que iluminaria o mundo.
Pertencia a uma nobre familia e era dotada de grande beleza. A medida que ela crescia, perguntava-se por que todas as meninas do mundo não tinham a mesma sorte que ela. Também perguntava-se sobre os muitos mistérios da vida e da morte de todos os seres sobre a face da terra.
Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, tanto que, ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de segui-lo.
Enfrentando a oposição da família, que pretendia arranjar-lhe um casamento vantajoso, aos dezoito anos Clara abandonou o seu lar e foi ao encontro de S. Francisco de Assis na Porciúncula onde fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, também conhecido por "Damas Pobres" ou Clarissas. Viveu na prática e no amor da mais estrita pobreza.

Sem comentários:

Enviar um comentário