JACINTA E FRANCISCO MARTO - Modelos de vida dos Lobitos
Os irmãos são conhecidos mundialmente como Beato Francisco e Beata Jacinta de Fátima e da igreja católica. Dois dos três pastorinhos que dizem ter visto Nossa Senhora na Cova da Iria, de 13 de Maio até 13 de Outubro de 1917. ![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVevjQws-6SfTEH5YLNeJsDgLYZZnqDQZILCIPvzHQRZot3Uz8siPqlsixpFuUu9-oG-0GmBUajk7Ig-tWqy6Va2e36EUPA7q8HchCqGXCQ03p84qSZFveYZTIGMQ9n8KekPy8r-uKJhw/s400/jacinta.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVevjQws-6SfTEH5YLNeJsDgLYZZnqDQZILCIPvzHQRZot3Uz8siPqlsixpFuUu9-oG-0GmBUajk7Ig-tWqy6Va2e36EUPA7q8HchCqGXCQ03p84qSZFveYZTIGMQ9n8KekPy8r-uKJhw/s400/jacinta.jpg)
Francisco era um rapaz muito dado, mas calmo, e gostava de música, o qual mostrava habilidade no pífaro. Sendo muito independente nas opiniões, no entanto era pacificador, e mostrava-se muito respeitoso pelas pessoas e nem os animais escapavam à sua caridade.
Jacinta era uma criança afectiva, muito afável e emocionalmente frágil.
Na sequência das aparições, os dois irmãos foram influenciados porque terão visto o Inferno, durante a terceira aparição (Julho de 1917). Deslumbrados com a triste sorte dos pecadores, na sua simplicidade, decidem responder ao apelo da Virgem Maria e fazer penitência e sacrifício pela conversão dos pecadores.
Na sequência das aparições, o comportamento dos dois irmãos alterou-se e desde então Francisco passou a preferir rezar sozinho. Marcados pelas palavras de Nossa Senhora para "que não ofendam mais a Deus", eles retirava-se na solidão "para consolar Jesus pelos pecados do mundo".
É possível que prolongados jejuns tenham enfraquecido os dois irmãos a ponto de terem sucumbido à epidemia do vírus influenza que varreu a Europa em 1918 e em consequência da primeira guerra mundial.
Francisco acabou por falecer em casa a 4 de Abril de 1919.
E mais tarde Jacinta, que sofria de pleurisia e não podia ser anesticiado devido à má condição do seu coração, foi assistida em vários hospitais, acabando por morrer a 20 de Fevereiro de 1920, no Hospital D. Estefânia em Lisboa.
Francisco e a irmã Jacinta foram beatificados pelo Papa João Paulo II a 13 de Maio de 2000.
Sem comentários:
Enviar um comentário