A História do C.N.E.
O CNE é uma associação de juventude sem fins lucrativos, não política e não-governamental, destinada à formação integral de jovens, com base no método criado por Baden Powell e no voluntariado dos seus membros.
O CNE é um movimento da Igreja Católica.
O CNE está implementado em mais de 1.000 agrupamentos locais em todos os concelhos do território continental e regiões autónomas dos Açores e da Madeira, com cerca de 70000 Escuteiros. Na sua organização existem os núcleos e as regiões, tendo como executivo nacional a Junta Central, que assegura a gestão e a implementação das políticas gerais e sectoriais do CNE.
O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português, nasceu em Braga a 27 de Maio de 1923. Foram seus fundadores o Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos e Dr. Avelino Gonçalves.
Estes, em 1922 em Roma, assistiram a um desfile de 20.000 Escuteiros, por ocasião do Congresso Eucarístico Internacional que esse ano se realizou na Cidade Eterna.
Depois de bem documentados regressaram a Braga e rodearam-se de um grupo de 11 bracarenses corajosos e valentes. A 24 de Maio de 1923, faziam a sua primeira reunião com o objectivo de criarem um grupo de Scouts Católicos em Portugal, nascendo o Corpo de Scouts Católicos Portugueses.
Actualmente a o Corpo Nacional de Escutas (CNE), tem 64 mil efectivos.
DATAS
• 1925 - Em Janeiro reuniu em Braga pela primeira vez a Junta Nacional. Em Fevereiro apareceu o 1º número do jornal “Flor de Lis” que mais tarde. A 28 de Fevereiro é ratificada a aprovação dos Estatutos do CNS.
• 1927 - Em Maio, no Conselho Nacional reunido em Braga, o Arcebispo fundador afirmava que “O Escutismo é a maior obra católica no meu país”.
• 1929 – A 5 de Março B.P. visita Portugal e assiste em Lisboa a um desfile de 700 Escutas.
• 2 de Maio de 1929 o CNS é admitido no Bureau Mundial do Escutismo. Participam no 3º Jamboree Internacional de Arrow Park 26 elementos, em que B.P., dirigindo-se ao Presidente da República de Portugal diz: “… distinguiram-se no campo pela sua inteligência, disciplina e eficiência e sobretudo pela sua amabilidade, encantador espírito de amizade para com os seus irmãos Escuteiros e para com quem estivessem em contacto.”
• 1932 – Publicação do Decreto que regularizava a Organização Escutista em Portugal.
• 28 de Setembro de 1932 – Falece o Fundador do CNE D. Manuel Vieira de Matos.
• 1934 – Publicação do 1º Regulamento que permitiu a entrada de senhoras para o CNS como Dirigentes de Alcateia. A 12 de Abril do mesmo ano, B.P. chega a Lisboa.
• 1974 -1ª Junta Central eleita, tendo como Chefe Nacional Manuel António Velez da Costa.
• 1976 - Admissão de jovens do sexo feminino para as várias Secções, altura que é considerada por alguns sectores da Associação como o lançamento da coeducação no CNE.
• 28 de Maio de 1982 - Uma representação dos Comités Mundial e Europeu deslocam-se a Portugal, onde entregam ao CNE e à AEP, que recentemente haviam fundado e constituído a FEP (Federação Escutista de Portugal), o respectivo diploma.
• 1983 - Reconhecimento do CNE – Escutismo Católico Português, como Instituição de Utilidade Pública. O CNE é considerado como o maior Movimento de Juventude Nacional, com a aprovação pela “European Scout Region”.
Sem comentários:
Enviar um comentário